Sunday, May 22, 2011

Cerveja, por que há tanta diferença entre elas?


Qualquer pequena alteração na mistura de ingredientes da bebida pode alterar o gosto, a cor ou o aroma.

Por isso existem cerca de 150 tipos (eba!) de cerveja no mundo.
As diferenças aparecem já na escolha das materias-primas.
A maioria das cervejas é feita com grãos de cevada germinados, torrados e triturados para formar o malte, mas algumas variedades usam o trigo no lugar da cevada ou acrescentam milho e arroz para baratear o produto. Além disso, quanto mais torrada a cevada, mais escura fica a cerveja. Na etapa seguinte, o malte passa por uma caldeira de cozimento e recebe o lúpulo, a flor que dá o sabor amargo à bebida.
"Além do tipo de lúpulo, que pode ser mais ou menos amargo, o momento em que ele é adicionado é importante: quanto mais cedo, mais suave o sabor, porque o cozimento neutraliza as substâncias químicas da flor", segundo Cilene Saorin mestre-cervejeira, degustadora profissional da bebida.

Mas a maior distinção surge na etapa da fermentação.
Nessa hora, o malte misturado com água se transforma em cerveja propriamente dita pela ação das leveduras  (fungos que se alimentam de açúcar e produzem álcool).

O tipo de levedura determina as duas principais famílias de cerveja.
  • A primeira reúne as marcas de baixa fermentação, em que a levedura usada afunda no líquido. Em inglês são chamadas de lagers e incluem bebidas leves e claras, como as principais marcas brasileiras, que, de acordo com os especialistas, devem ser consumidas numa temperatura entre 0 e 5 ºC. 
  • O segundo grupo é o das cervejas de alta fermentação, quando os fungos só flutuam na mistura final. Também conhecidas como ales, elas são geralmente mais fortes e podem ser consumidas a até 10 ºC.


Fonte do texto: Revista Mundo Estranho (Editora Abril)




Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.

No comments:

Post a Comment